Your browser does not support SVG.
Farmácias

Para todos os super-heróis, há um ou mais super-parceiros que os acompanham em todas as missões.

Para aumentarmos o índice de recolhas de embalagens vazias e medicamentos fora de uso de origem doméstica, os Super-Med vão contar com a ajuda das Farmácias aderentes da VALORMED. Sem a sua participação, a Missão Ambiente 2017-2018 não seria possível.

Assim, contamos com as super-farmácias de Portugal Continental para, todos juntos, protegermos o ambiente.

Para os nossos Super-Parceiros,
a Missão é ainda mais simples.
Como Participar?

A Missão Ambiente 2017-2018 é uma ação dirigida aos Agrupamentos de Escolas Básicas [EB] e Agrupamentos de Escolas Básicas e Secundárias [EBS] do território continental de Portugal. Todos os Agrupamentos serão convidados a participar e devem obrigatoriamente inscrever-se durante o período destinado às inscrições.

No caso das farmácias, não existe um período de inscrições. Todas as farmácias de Portugal Continental aderentes da VALORMED serão automaticamente consideradas participantes na Missão Ambiente 2017-2018.

Como Funciona?
1
Após o fim do período de inscrições, iremos dividir o número total de Farmácias de Portugal Continental, aderentes da VALORMED, pelo número de Agrupamentos.
2
Conceder-se-á aproximadamente o mesmo número de farmácias por Agrupamento e a atribuição será efetuada por proximidade geográfica, procurando utilizar-se critérios de racionalidade e proporcionalidade na sua distribuição.
3
A cada farmácia será atribuído um Agrupamento, sendo que esta informação será comunicada no site e por carta, antes do início da competição.
4
Considerando que o número de farmácias é superior ao número de Agrupamentos existentes, várias farmácias vão recolher para um mesmo agrupamento.
5
O período de competição decorre de 27 de novembro de 2017 a 6 de abril de 2018.
6
As entregas dos resíduos de medicamentos efetuadas pelos cidadãos nas farmácias revertem a favor do Agrupamento que lhe foi atribuído.
7
A farmácia recebe os resíduos de medicamentos e deposita-os nos contentores da VALORMED, não necessitando de efetuar nenhum registo adicional para além do já habitual preenchimento da Ficha de Contentor, em particular, a identificação da farmácia.
8
Os contentores da VALORMED são encaminhados para o Centro de Triagem e pesados individualmente.
FAQ'S

A Missão Ambiente 2017-2018 simplifica a intervenção da farmácia nesta ação, não prevendo, por isso, quaisquer tarefas adicionais àquelas que normalmente estão associadas à receção de resíduos de medicamentos.

Todos os resíduos entregues numa farmácia revertem a favor do Agrupamento de Escolas que lhe foi atribuído, independentemente se são resíduos de medicamentos entregues pelos pais, familiares e amigos dos alunos ou pelos restantes utentes.

Todas as farmácias aderentes da VALORMED serão consideradas aderentes à ação.

Após o fim do período de inscrições, o número total de farmácias será dividido pelo número de Agrupamentos, utilizando-se critérios de racionalidade e proporcionalidade na sua distribuição.

As farmácias serão atribuídas, preferencialmente, por proximidade geográfica.

Não sendo vinculativo, a Organização da Missão Ambiente terá em consideração as 3 sugestões feitas por cada Agrupamento no momento das Inscrições, sendo que serão feitos os possíveis para respeitar as premissas antes mencionadas.

As decisões da Organização são soberanas e delas não caberá recurso.

A atribuição dos Agrupamentos às Farmácias será comunicada por carta e comunicada a 10 de novembro de 2017 no site da Missão Ambiente, através do menu Participantes.

Não, os utentes devem utilizar os sacos de plástico ou papel que tenham em casa.

A farmácia pode e deve receber todos os resíduos que lhe são entregues.

No entanto, todos os resíduos de medicamentos entregues na farmácia durante a Missão Ambiente 2017-2018 são contabilizados a favor do Agrupamento de Escolas que lhe foi atribuído pela Organização.

Todas as farmácias aderentes da VALORMED serão consideradas aderentes à ação. No entanto, as farmácias podem escusar-se a participar, bastando informar a Organização através de email (info@missaoambiente.pt).