Your browser does not support SVG.
Valormed
Qual é a nossa missão?

A VALORMED é uma entidade sem fins lucrativos, licenciada pelos Ministérios do Ambiente e da Economia, a quem foi atribuída a gestão dos resíduos das embalagens vazias e medicamentos fora de uso.

Esta sociedade foi criada em 1999 e resultou da união de esforços entre as principais associações do setor da cadeia do medicamento - Indústria Farmacêutica, Distribuidores e Farmácias -, com o objetivo de diminuir o impacto dos medicamentos fora de uso e materiais que os compõem sobre o ambiente e a saúde dos cidadãos.

Para além dos resíduos de medicamentos de uso humano depositados nas farmácias comunitárias, a VALORMED faz também a recolha dos resíduos de medicamentos e produtos de uso veterinário gerados pelos produtores nas explorações pecuárias.

FUNCIONAMENTO DO SISTEMA

Depois das embalagens vazias e medicamentos fora de uso serem entregues ou depositados em contentores próprios existentes nos pontos de recolha (farmácias comunitárias ou centros de retoma), os resíduos são encaminhados para um Centro de Triagem por um operador de gestão de resíduos para serem separados e classificados.

O FIM PARA AS EMBALAGENS E MEDICAMENTOS FORA DE USO

Depois, os materiais são encaminhados para gestores de resíduos licenciados e autorizados a fazerem o seu tratamento: reciclagem dos materiais de embalagem (papel, cartão, vidro, plástico, etc.), e incineração segura com valorização energética dos restantes materiais, nos quais se incluem os restos de medicamentos.